MANUAIS DE ENSINO DE LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO DE PESQUISA

Autores

  • Fernando Rodrigues de OLIVEIRA Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n2.209

Resumo

Apresentam-se, neste texto, resultados de pesquisa de iniciação científica (Bolsa PIBIC/CNPq/UNESP), vinculada ao Grupo de Pesquisa e ao Projeto Integrado de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com os objetivos de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino de língua e literatura e subsidiar pesquisas correlatas, desenvolveu-se pesquisa documental, por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências bibliográficas, de acordo com normas da ABNT, de manuais de literatura infantil ou de manuais de metodologia da linguagem ou metodologia do ensino primário, com capítulos sobre literatura infantil, produzidos por brasileiros durante o século XX e destinados à utilização em cursos de formação de professores primários. Dessa pesquisa resultou o documento Manuais de ensino de literatura infantil: um instrumento de pesquisa, cuja análise preliminar proporcionou compreender o movimento de constituição da literatura infantil em matéria dos cursos de formação de professores primários no Brasil e no caso mais específico do estado de São Paulo.

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Publicado

2008-10-05

Edição

Seção

Artigos