A ABORDAGEM HISTÓRICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (1979-2007): UM INSTRUMENTO DE PESQUISA

Autores

  • Angélica Pall ORIANI Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n2.206

Resumo

Com os objetivos de contribuir para a produção da história do ensino de língua e literatura no Brasil e para pesquisas históricas sobre alfabetização, focaliza-se neste artigo a abordagem histórica na produção acadêmica sobre alfabetização no Brasil. Por meio da utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências bibliográficas sobre a produção acadêmica em que se aborda historicamente a alfabetização, produzida, entre 1979 e 2007, por brasileiros em instituições brasileiras de ensino e pesquisa, foi elaborado um instrumento de pesquisa, contendo a relação dessas referências, organizadas por seções de acordo com o tipo e finalidade das pesquisas. A análise dessas referências propiciou observar que, apesar de ter-se intensificado nos últimos anos, a produção acadêmica brasileira em que se aborda historicamente a alfabetização ainda é escassa no Brasil, uma vez que são predominantes nessa produção os temas e as abordagens referentes a propostas didáticas, que visam à intervenção direta na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-05

Edição

Seção

Artigos