O ESTUDO DA COGNIÇÃO PROFISSIONAL PELO PROTOCOLO VERBAL DE CATALOGADORES DE ASSUNTO EM CONTEXTO DE BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA PELA ANÁLISE DE DOMÍNIO

Autores

  • Paula Regina DAL' EVEDOVE Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Mariângela Spotti Lopes FUJITA Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n2.202

Resumo

Em Ciência da Informação (C.I) pouca ênfase é dada à cognição profissional e sua influência na catalogação de assunto de livros em contexto de bibliotecas universitárias. Considerando-se que os catalogadores de assunto devam ter domínio do conhecimento prévio a fim de obterem estratégias de leitura específicas, investigou-se o conhecimento declarativo dos mesmos com intuito de revelar aspectos sociocognitivos da catalogação de assunto, a partir da visão socio-cultural pretendida pela Análise de Domínio (A.D). Realizou-se estudo teórico sobre abordagem sociocognitiva em C.I e áreas interdisciplinares com enfoque na cognição profissional, bem como aplicação do Protocolo Verbal com três profissionais de bibliotecas distintas. Os subsídios revelam a pertinência de pesquisas qualitativas a partir da abordagem sociocognitiva em um domínio específico pela A.D ao desvendar a cognição profissional, onde a subjetividade das atividades mentais pode ser revelada e esclarecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Regina DAL' EVEDOVE, Faculdade de Filosofia e Ciências

DAL' EVEDOVE, Paula Regina. ; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. O estudo da cognição profissional pelo protocolo verbal de catalogadores de assunto em contexto de biblioteca universitária: uma abordagem sócio-cognitiva pela Análise de Domínio. 2007. (Relatório Parcial de Pesquisa - agosto de 2007 a janeiro de 2008). FUJITA, M. S. L.; REDÍGOLO, Franciele Marques.; DAL’ EVEDOVE, Paula Regina. El protocolo verbal interactivo en la disminución de dificultades en la enseñanza de indexación. In: FRANCISCO JAVIER GARCIA MARCO. (Org.). IBERSID 2007: advances y perspectivas en sistemas de información y documentación en el entorno digital. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2007, v. , p. 101-108. DAL’ EVEDOVE, P. R. O estudo da cognição profissional pelo protocolo verbal de catalogadores de assunto em contexto de biblioteca universitária: uma abordagem sócio-cognitiva pela análise de domínio. 2007. 125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; CNPq, Marília. DAL' EVEDOVE, Paula Regina; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. O estudo da cognição profissional pelo protocolo verbal de indexadores em contexto de bibliotecas universitárias: uma abordagem sócio-cognitiva pela Análise de Domínio. In: XIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP, 2007, Araraquara. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Araraquara, 2007. DAL' EVEDOVE, Paula Regina. ; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Estratégias para o ensino de indexação: o uso do Protocolo Verbal Interativo como recurso de aprendizagem de indexadores aprendizes. 2007. (Relatório Final de Pesquisa - agosto de 2006 a julho de 2007). DAL' EVEDOVE, Paula Regina. ; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Estratégias para o ensino de indexação: o uso do Protocolo Verbal Interativo como recurso de aprendizagem de indexadores aprendizes. 2006. (Relatório Parcial de Pesquisa - agosto de 2006 a fevereiro de 2007). DAL' EVEDOVE, Paula Regina; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Processos de indexação de artigos científicos do indexador aprendiz. In: VII ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SE/CO, 2006, Rondonópolis. Anais do 1º Seminário de Disseminação e Organização da Informação do Estado do Mato Grosso. Rondonópolis: Universidade Federal do Mato Grosso, 2006. DAL' EVEDOVE, Paula Regina; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Processos de indexação de artigos científicos do indexador aprendiz. In: XVIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP, 2006, Bauru. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Bauru, 2006.

Mariângela Spotti Lopes FUJITA, Faculdade de Filosofia e Ciências

FUJITA, M.S.L.J.; NARDI, M.I.A.; and Fagundes, S.A.F. Observing documentary reading by verbal protocol. Information Research, v. 8, n. 4, 2003 paper no. 155 Disponível em: http://informationr.net/ir/8-4/paper155.html FUJITA, M. S. L. A identificação de conceitos no processo de análise de assunto para indexação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 1, n. 1, jul. 2003. Disponível em: < http://bibli.fae.unicamp.br/revbib/index.html > FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura documentária na perspectiva de suas variáveis: leitor-texto-contexto. Datagramazero Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 4, 2004. FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; SILVA, Maria dos Remédios da. A prática de indexação: análise evolutiva de tendências teóricas e metodológicas. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 2, p.133-161, 2004. FUJITA, M. S. L. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 1-10, 2005. FUJITA, M. S. L.; RUBI, Milena Polsineli. Um modelo de leitura documentária para a indexação de artigos científicos: princípios de elaboração e uso para a formação de indexadores. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p.1-18, 2006. FUJITA, M. S. L. A abordagem cognitiva da leitura como prática pedagógica no ensino da disciplina leitura documentária no curso de Biblioteconomia da UNESP - Campus de Marília: uso do protocolo verbal para metacognição do indexador aprendiz. In: SANTOS, Jussara Pereira Santos (Org.). A leitura com prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. p. 101-132. FUJITA, M. S. L. La enseñanza de la lectura documentaria en el abordaje cognitivo y socio-cognitivo: orientaciones a la formación del indizador. Anales de Documentación, v. 10, p. 1-16, 2007. RUBI, Milena Polsinelli.; FUJITA, M. S. L.; BOCCATO, Vera Regina Casari.; GONÇALVES, Maria Carolina. Política de tratamiento de la información documental en bibliotecas universitárias: estudio diagnóstico del contexto en la perspectiva del catalogador y del usuario. In: FRANCISCO JAVIER GARCIA MARCO. (Org.). IBERSID 2007: advances y perspectivas en sistemas de información y documentación en el entorno digital.. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2007, v. , p. 71-80. FUJITA, M. S. L. La lectura documentaria como disciplina curricular en el curso de Biblioteconomia: contenido y metodologias del abordaje sócio-cognitivo para metacognición del indexador aprendiz. In: FRANCISCO JAVIER GARCIA MARCO. (Org.). IBERSID 2007: advances y perspectivas en sistemas de información y documentación en el entorno digital. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2007, v. , p. 87-92.

Downloads

Publicado

2008-10-05

Edição

Seção

Artigos