Pensar numa educação para além da economia política.

Autores

  • Juliana Carla Fleiria Pimenta unesp

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n1.185

Resumo

A presente pesquisa tem por responsabilidade investigar e analisar o modo com que o homem, possivelmente tenha perdido sua capacidade reflexiva perante todas as coisas, fazendo de sua própria atividade produtiva algo estranho para si mesmo, sendo que, justamente, essa atividade deveria ser o começo de uma reprodução de suas capacidades intelectuais e criativas. Posto isso, propomos o ensino de Filosofia, essencialmente para a formação dos estudantes de Ensino Básico, como sendo necessário para que possamos reverter essa situação de alienação sobre nossas próprias produções, que não encontram meios para fruir nossas vontades. Assim sendo, nossa pesquisa visa mostrar que a Filosofia atuará na formação de estudantes capacitados para exercerem autonomia perante suas produções, podendo reverter essa situação de alienação e coisificação, e assim, alcançarem elevação de suas personalidades, lapidando suas produções com suas mais belas características humanas.

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Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos