Mudança terminológica: administração x gestão

Autores

  • Eulália Araújo Calixto

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n1.180

Resumo

Objetiva-se apresentar resultados parciais de pesquisa que realiza um diagnóstico da percepção dos diretores das escolas do ensino fundamental (Marília/SP) a respeito do Programa Progestão de formação continuada, desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo. O estudo, em uma abordagem qualitativa, desenvolveu, transcreveu e analisou entrevistas semi-estruturadas com os diretores participantes e com o coordenador local do Programa na cidade de Marília, com o objetivo de compreender os possíveis desdobramentos para a formação e para a prática dos profissionais envolvidos. Como a pesquisa encontra-se em andamento, foi possível elaborar apenas uma análise parcial dos dados obtidos com as entrevistas. O estudo da percepção dos proponentes do Programa e dos educadores sobre o uso termo gestão em detrimento do termo administração, evidencia que, para a maioria dos entrevistados, a alteração terminológica proporciona uma visão mais dinâmica e democrática da educação, o que, para eles, acaba por beneficiar o processo educacional.

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Biografia do Autor

Eulália Araújo Calixto

Aluna do 4. ano do curso de Pedagogia da Unesp/Marília, habilitação em Administração Escolar. Bolsista de iniciação científica pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

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Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos