Educação em direitos humanos: observações do cotidiano escolar

Autores

  • Heyde Aparecida Pereira de Jesus Laurinda Ribeiro da Silva Pereira de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2007.v7n3.178

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados parciais de um estudo de caso etnográfico, desenvolvido nos moldes de pesquisa qualitativa, acerca da concepção, se e como a escola trabalha a educação em direitos humanos, para a cidadania e a democracia. Após a Constituição de 1988, a educação em direitos humanos tornou-se tema central da política de Estado, tendo por objetivo contribuir para a edificação de uma sociedade alicerçada nos princípios éticos da justiça, da liberdade, da solidariedade e do respeito às diferenças. Até o momento, a abordagem etnográfica tem permitido conhecer o dia-a-dia da escola dando visibilidade a sua identidade e tornando possível perceber como seus valores influenciam na construção da identidade dos alunos (as), futuros cidadãos (ãs).

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Biografia do Autor

Heyde Aparecida Pereira de Jesus, Laurinda Ribeiro da Silva Pereira de Jesus

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, democracia e educação em direitos humanos.

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Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos