Um estudo sobre Cartilha Proença (1926), de Antonio Firmino de Proença.

Autores

  • Monalisa Renata Gazoli

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2007.v7n3.176

Resumo

Visando a contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino da leitura e escrita no Brasil, focaliza-se a proposta para esse ensino apresentada em Cartilha Proença, elaborada pelo professor paulista Antonio Firmino de Proença (1880-1946) e publicada pela Companhia Melhoramentos de São Paulo, com 1a. edição em 1926 e a última, a 84a., em 1955. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, analisou-se a configuração textual da cartilha, que consistiu em enfocar todos os aspectos constitutivos de seu sentido. Por meio dessa análise, foi possível constatar importantes aspectos da concretização do método analítico defendido pelo autor da cartilha como o mais adequado ao ensino inicial da leitura e escrita naquele momento histórico e que influenciou, por mais de três décadas, gerações de professores e alunos do curso primário, no Brasil.

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Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos