Um estudo sobre a cartilha da infância (188?), de Thomaz Galhardo

Autores

  • Luana Grazielle dos Santos Unesp- Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2007.v7n3.174

Resumo

Visando a contribuir para a compreensão de um importante momento da história da alfabetização em nosso país e para o desenvolvimento de pesquisas correlatas, apresentam-se neste artigo resultados de pesquisa de iniciação científica, em que se enfocou a Cartilha da infancia: ensino da leitura, de Thomaz Paulo do Bom Sucesso Galhardo (1855 – 1904). Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, analisou-se a configuração textual da cartilha, com base na hipótese segundo a qual essa cartilha se apresenta como uma concretização do método da silabação defendido pelo autor da cartilha como o método mais eficiente e mais adequado a esse ensino naquele momento histórico e que influenciou, por mais de oito décadas, gerações de professores e alunos do curso primário, no Brasil.

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Biografia do Autor

Luana Grazielle dos Santos, Unesp- Marília

Aluna de graduação do 3º ano do curso de pedagogia da FFC-UNESP- Campus Marília e membro do grupo de pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”, coordenado pela professora Maria do Rosário Longo Mortatti.

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Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos