BIBLIOGRAFIA SOBRE MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MARÍLIA/SP (1973-2010): ESTUDO INTRODUTÓRIO

Autores

  • Juliana Malhado Bassan Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2012.v12n2.1684

Resumo

Apresentam-se, neste artigo, resultados de pesquisa de Iniciação Científica (Bolsa PIBIC/CNPq/UNESP) e de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia, vinculados ao Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” (GPHELLB) e aos Projetos Integrados de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” (PIPHELLB), “Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (2003-2011)” (BBHELLB), e “Memória e História da Educação em Marília-SP e Região” (MHEMaR), todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Os objetivos da pesquisa foram: contribuir para a produção e preservação da memória e história da educação em Marília e região; elaborar instrumento de pesquisa contendo referências de textos sobre a memória e história da educação no município; analisar aspectos do conjunto de referências contidas no instrumento de pesquisa, conforme conceito de configuração textual, proposto por Mortatti (1999); e subsidiar o desenvolvimento de pesquisas correlatas. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências de textos, foi elaborado o documento Bibliografia sobre memória e história da educação em Marília (1973-2010): um instrumento de pesquisa. Nesse instrumento de pesquisa estão contidas referências elaboradas de acordo com a Norma Brasileira de Referência (NBR 6023-2002), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ordenadas por tipo de texto, a saber: livros, capítulos de livros e trabalhos acadêmicos (teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso de graduação) sobre o tema “memória e história da educação em Marília/SP”, entre 1973 e 2010, respectivamente o ano de publicização do texto mais antigo e o ano de publicização dos textos mais recentes, dentre os localizados até o momento. Esse conjunto de referências foi analisado conforme o método de análise da configuração textual, que consiste em analisar os aspectos constitutivos desse conjunto de referências. Foi possível compreender os seguintes aspectos: que tipos de texto abordam a história da educação em Marília, quem são os autores desses textos, qual sua formação acadêmica e em que momento histórico os textos foram produzidos e publicizados/publicados. A análise do conjunto de referências contidas no instrumento de pesquisa possibilitou constatar que há predomínio de trabalhos acadêmicos concluídos durante a última década e que ainda são poucos os estudos, com abordagem histórica, sobre memória e história da educação em Marília/SP, o que indica a relevância e a pertinência do desenvolvimento de estudos desse tipo, instigando à continuidade da pesquisa sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-09

Edição

Seção

Artigos