BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL (1953-2011): ESTUDO INTRODUTÓRIO

Autores

  • Sueli Iwasawa

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2012.v12n1.1683

Resumo

Apresentam-se, neste artigo, resultados de pesquisa de Iniciação Científica (Bolsa PIBIC/CNPq/UNESP) e de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia, vinculados à linha “Alfabetização” do Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” (GPHELLB) e dos Projetos Integrados de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” (PIPHELLB) e “Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (2003-2011)” (BBHELLB), todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Os objetivos da pesquisa foram: contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil que auxilie na busca de soluções para os problemas desse ensino, no presente; contribuir para a compreensão de um importante momento da história da alfabetização de jovens e adultos no Brasil; elaborar instrumento de pesquisa de pesquisa sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil; analisar aspectos da configuração textual do conjunto de referências contidas no instrumento de pesquisa; e subsidiar o desenvolvimento de pesquisas correlatas. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências de textos, foi elaborado o documento Bibliografia brasileira sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil (1953-2011): um instrumento de pesquisa. Nesse instrumento de pesquisa estão contidas referências elaboradas de acordo com a Norma Brasileira de Referência (NBR 6023-2002), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ordenadas por tipo de texto, a saber: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, trabalhos acadêmico-científicos (teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de curso de especialização e trabalhos de conclusão de curso de graduação) produzidos por brasileiros, sobre o tema “alfabetização de jovens e adultos no Brasil”, entre 1953 e 2011, respectivamente o ano de publicação do texto mais antigo e o ano de publicação dos textos mais recentes, dentre os localizados até o momento. Esse conjunto de referências foi analisado conforme o método de análise da configuração textual, que consiste em analisar os aspectos constitutivos desse conjunto de referências. Foi possível compreender os seguintes aspectos: que tipos de texto abordam a história da alfabetização de jovens e adultos no Brasil, quem são os autores desses textos, em que instituições foram produzidos, quais as editoras responsáveis pelas publicações e em que momento histórico os textos foram produzidos e publicados. A análise do conjunto de referências contidas no instrumento de pesquisa possibilitou constatar que a alfabetização de jovens e adultos no Brasil é um campo de interesse de estudiosos de diversas áreas. Além disso, permitiu concluir, especialmente, que há escassez de estudos pontuais com abordagem histórica sobre o tema, instigando à continuidade da pesquisa sobre o tema.

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Publicado

2012-02-10

Edição

Seção

Artigos