Constituintes prosódicos e hipossegmentação na escrita infantil

Autores

  • Micheliny Cruz Reis UNESP - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2007.v7n2.166

Resumo

A pesquisa teve como proposta investigar vínculos entre constituintes prosódicos e hipossegmentações na escrita de sujeitos que freqüentavam a Educação Infantil. Para tanto, foram selecionadas ocorrências de hipossegmentação extraídas de uma produção textual, desenvolvida em contexto escolar por 12 sujeitos do terceiro ano dessa modalidade de escolarização. Nessas ocorrências, procurou-se observar: (1) se as estruturas hipossegmentadas correspondiam a constituintes prosódicos; (2) no caso de resposta afirmativa, a qual ou quais dos constituintes essas estruturas remetiam. Constatamos que todas as ocorrências de hipossegmentação, num total de 42, vinculavam-se diretamente a constituintes prosódicos do Português Brasileiro. Desse total, 14 (33,33%) corresponderam a Frases Fonológicas; 14 (33,33%) a mesclas de constituintes; 08 (19,05%) a Enunciados Fonológicos; e 06 (14,29%) a Frases Entonacionais. Subsídios teóricos provenientes de teorias fonológicas, bem como de teorias sobre o letramento, foram mobilizados para a análise dos dados.

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Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos