Características fonológicas da escrita em comentários de pré-escolares

Autores

  • Daniele Maciel Unesp

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2007.v7n2.165

Resumo

Buscando contribuir para a compreensão das dificuldades que as crianças enfrentam para entender o sistema da escrita, foram verificados que tipos de conhecimentos fonológicos as crianças manifestariam em seus comentários orais sobre a escrita. Foram obtidos 17 desses comentários, feitos por crianças que freqüentavam duas EMEIs de Marília no ano de 2005. Desses comentários: cinco (29,41%) envolveram a correspondência grafema/fonema; seis (35,29%), a percepção de características mais específicas de fonemas e suas marcas gráficas na escrita; e seis (35,29%), a estrutura da sílaba. Com base nos resultados, pudemos notar que as crianças parecem refletir sobre as características da língua em suas soluções ortográficas. Essa reflexão parece resultar da inserção das crianças em práticas de oralidade (nas quais se mostram sensíveis às características sonoras da língua) e em práticas de letramento (nas quais aprendem a marcar, por meio de caracteres gráficos, as características fonológicas que detectam na oralidade).

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Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos