O espaço escolar sob os olhares de Nietzsche, Mészáros e Foucault

Autores

  • Carlos Antonio da Silveira Junior

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n1.163

Resumo

O Presente artigo procura analisar o espaço escolar de uma escola pùblica em Marìlia, interior de Sâo Paulo. As suas grades, portôes e muros, juntamente com uma postura de vigilância e puniçâo dos funcionàrios e professores, promovem a formaçâo de um ambiente que è antes de tudo, um espaço de puniçâo, de domesticaçâo dos alunos às normas. Neste sentido, a escola que serviria de instrumento de emancipaçâo, de busca por uma vida melhor è primeiramente um local de reproduçâo dos mecanismos de puniçâo existentes na sociedade. Autores com Nietzsche, Mèszàros e Foucault< com diferentes perspectivas teòricas, foram convergidos neste artigo, a fim de esclarecer a situaçâo caòtica pela qual esta e vàrias outras escolas no paìs estâo passando>

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Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos