Coda silábica na escrita infantil

Autores

  • Luana Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2007.v7n1.153

Resumo

A pesquisa propôs investigar o preenchimento da coda silábica na escrita dos sujeitos de Educação Infantil. Foram selecionadas seis produções textuais desenvolvidas em contexto escolar de 20 sujeitos do terceiro da pré-escola. Nessas ocorrências, atentou-se: (1) o registro da posição da coda silábica; (2) o registro de diferentes possibilidades de preenchimento no Português Brasileiro. As crianças, em certa medida, registram a posição de coda (27,44 % das possibilidades de ocorrência), em sua maioria, na posição acentuada da palavra (68,02%). Verificamos variação na percentagem dos quatro tipos de codas. Observou-se predomínio do registro da coda do tipo nasal, bem como de semivogal; o menor percentual foi verificado na fricativa; e, por fim, na coda vibrante (retroflexa). A interpretação das possibilidades de registros de coda pelas crianças foi propiciada devido à observação de um conjunto de fatores que se entrecruzam e se marcam na escrita, tais como: fono-acústicos; gráfico-visuais e fonotáticos.

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Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos