CONCEPÇÕES E ATITUDES DE SUJEITOS GAGOS SOBRE A GAGUEIRA

Autores

  • Ana Paula Gomes de CARVALHO unesp
  • Viviane Souza GALVÃO Unesp - Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2006.v6n0.144

Resumo

A detecção e o tratamento precoce da gagueira, por meio de ações educativas, podem favorecer a prevenção de dificuldades de aprendizagem escolar e integração social de crianças com esse tipo de problema. A grande prevalência de crianças gagas em fase inicial de alfabetização, a complexidade e relevância dessa questão impõem investigar o problema na interface entre a Educação e a Fonoaudiologia. Com este objetivo, por meio de questionários semi-estruturados, identificamos e analisamos concepções e atitudes de 31 indivíduos gagos sobre a gagueira. Os resultados mostraram que os sujeitos concebem o problema como sendo um distúrbio da fala possível de ser minimizado por meio de atitudes de correção da mesma. Esse modo de conceber e enfrentar o problema apresenta implicações para a construção da linguagem/comunicação e aponta a necessidade de currículos diferenciados, assentados numa lógica científico-humanística (trans-disciplinar), de relações entre ciência, tecnologia e sociedade, não mais científico-disciplinar.

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Publicado

2007-10-14

Edição

Seção

Artigos