UM ESTUDO SOBRE A LEITURA ANALYTICA (1896), DE JOÃO KÖPKE

Autores

  • Neucinéia Rizzato RIBEIRO Unesp - Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2005.v5n0.135

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da alfabetização em nosso país e para o desenvolvimento de pesquisas correlatas, apresenta-se um estudo sobre a conferência A leitura analytica, proferida pelo educador João Köpke (1857-1926), em lº de março de 1896, na Escola Normal de São Paulo. Mediante procedimentos de reunião, seleção e leitura de fontes documentais relativas à produção de e sobre João Köpke, elaborou-se um instrumento de pesquisa, a partir do qual optou-se pela análise da configuração textual da versão impressa da conferência. Sua análise permitiu compreender os princípios teóricos subjacentes ao modo de processar o método analítico para o ensino da leitura proposto por esse educador assim como sua relação com o regime republicano e constatar a significativa influência que exerceu sobre outros educadores de sua época e de décadas posteriores, no que se refere às propostas e práticas de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-09-22

Edição

Seção

Artigos