Contribuição ao Estudo da Ecodinâmica do Semi-árido no Nordestino: áreas do Agreste Ocupadas por Pecuária e Algarobeiras

Autores

  • Christyanne Ventura Galvão
  • Maria Betânia Amador

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2007.v7n1.132

Resumo

Esta pesquisa visa avaliar o equilíbrio morfodinâmico de áreas de pasto em fazendas de pecuária de leite nos municípios de Pedra e Venturosa no estado de Pernambuco. As propriedades, de uma maneira geral, caracterizam-se por apresentar solo com muita pedregosidade, em alguns pontos arenosos, umas apresentando declividade acentuada, baixa fertilidade, com recursos hídricos naturais escassos, raleamento da vegetação herbáceo-arbórea e em outras arbórea-arbutiva. O objetivo principal é a busca de uma melhor compreensão do grau de equilíbrio morfodinâmico local, o qual pode ser obtido através da eleição de níveis categóricos como Estrutura Superficial da Paisagem, Uso do Solo, Vegetação e Processos Superficiais, procedendo a análise respaldada ainda, na atividade humana desenvolvida na área e que é um significativo indicador a ser levado em consideração na análise da dinâmica geomorfológica em nível micro.Tendo em vista a complexidade envolvida, busca-se num contexto geográfico a abordagem da questão de forma sistêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christyanne Ventura Galvão

Bolsista FDPE/UPE, aluna do 6º Período de Licenciatura em Geografia da FFPG/UPE, orientada pela Professora Doutoranda Maria Betânia Moreira Amador. Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE, Garanhuns – PE.

Maria Betânia Amador

doutoranda em Geografia UFPE; Mestre em geografia UFPE; Eng. Florestal UFRPE; Professora Assistente FFPG- UPE.

Downloads

Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos