Editorial

A Revista de Iniciação Científica da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília, começou a ser publicada em 1996, sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Pesquisa. Com o objetivo de incentivar ainda mais a Iniciação Científica nos cursos de graduação, desde então, esta revista vem se constituindo em um dos meios de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos desta Faculdade, estimulando uma das experiências necessárias à formação de futuros pesquisadores e de profissionais habilitados para atuarem em suas respectivas áreas.

Em seu número 3 do volume 4, esta revista traz vinte e um artigos, decorrentes dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos entre 2001 e 2002. Dos artigos apresentados, em torno de dez provêm das pesquisas desenvolvidas na graduação em Ciências Sociais, envolvendo temas que vão da criminalidade e da violência em Marília, passando pela história política contemporânea e pelo processo de privatização das ferrovias paulistas, até a análise sociológica de textos literários, demonstrando a fecundidade das produções nesse campo. Há cinco artigos ainda sobre a historiografia da Filosofia Moderna (aproximadamente cinco) e dois relacionados a temas e a autores da Filosofia Contemporânea, reiterando uma tradição de programas de pesquisa, salientados em edições anteriores desta revista. Neste número, verifica-se a presença de dois artigos sobre temas relacionados à Ciência da Informação: um deles sobre o papel do bibliotecário no atendimento de pessoas com necessidades especiais e o outro sobre o uso da grafite enquanto canal alternativo para as informações. E, por fim, há dois artigos provenientes da área de Educação: um discutindo as relações entre homens e mulheres no programa de educação de Jovens e Adultos e o outro abordando as dificuldades de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.

Mais do que falar sobre a variedade de temas e diversidade das áreas de conhecimento envolvidas, este editorial gostaria de chamar a atenção do leitor para o aumento significativo de trabalhos apresentados neste número, se comparado com as edições anteriores. Tal aumento parece denotar um crescimento na produção acadêmica em iniciação científica nesta unidade da UNESP, além de uma maior preocupação com a publicação das pesquisas individuais e coletivas. Precisamos estar atentos a isto e reconhecer que o alcance desses resultados ocorreu graças ao empenho dos graduandos e docentes desta Faculdade.

Esperamos que a confiança depositada nesta revista, como um dos meios para a socialização desses resultados de pesquisa, se renove, propiciando uma maior visibilidade à produção acadêmica local, concorrendo para que ela se torne efetivamente pública, mesmo em nível de iniciação científica. Afinal, entendemos que é aí, nesse processo de iniciação, que os princípios éticos de responsabilidade para com o público começam a fazer um pouco mais de sentido, articulando-se a outras práticas formativas e alicerçando as bases para a vida do profissional e do futuro pesquisador.

Pedro Angelo Pagni

Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa