Texto como unidade básica da linguagem escrita e as atividades de análise e reflexão como meios de superação das dificuldades de leitura e escrita em alunos das séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Cleriston Izidro dos ANJOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n3.117

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, língua portuguesa, reflexão e operação sobre a língua, dificuldades de leitura e escrita

Resumo

A formação de leitores e escritores autônomos com capacidade de reflexão tem sido um desafio para a educação de crianças no Ensino Fundamental. Partindo dessa identificação tem-se como objetivo detectar causas de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita em crianças das 3a. e 4a. séries do Ensino Fundamental, bem como realizar com elas atividades de reflexão e operação sobre textos escritos, a fim de que, na interação entre educador e educandos, dos educandos entre si e na interação com os textos os alunos possam apropriar-se do sistema de representação da língua. A metodologia adotada inclui revisão de literatura, levantamento de dados por meio de entrevistas (com pais, alunos e docentes), observação em aula, coleta de textos escritos dos alunos e elaboração e aplicação de atividades de leitura e escrita de textos. Após análise dos dados colhetados pode-se parcialmente considerar a necessidade de busca de soluções que melhorem a escola pública e que as atividades de reflexão e operação de textos constituem-se em ferramentas eficientes para a superação das dificuldades apresentadas pelos alunos na área de leitura e escrita.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Língua Portuguesa; Reflexão e operação sobre a língua; Dificuldades de leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos