Instrumentos Teórico-Metodológicos na abordagem das relações entre homens e mulheres na educação de jovens e adultos e suas possíveis relações com o processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n3.115Palavras-chave:
gênero, educação, representações, imaginário popular, culturaResumo
Reflexões sobre a condição feminina têm tido espaços consideráveis em diversos trabalhos acadêmicos, que buscam de diferentes maneiras abarcar a complexidade do tema, que fica ainda maior quando a questão do feminino se revela dentro de uma perspectiva educacional e mais, dentro da Educação de jovens e adultos. É justamente esta questão que este artigo pretende abordar, buscando nas diferentes concepções acerca do feminino a abordagem teórico- metodológica mais adequada ao estudo das relações entre homens e mulheres, bem como a melhor maneira de compreender as suas relações com o processo educativo, que muitas vezes reflete representações e valores dos alunos, o que inclui a questão do feminino e masculino. Tal abordagem permite uma proposta que se pauta na relação entre homens e mulheres como meio rico de análise e, para tanto, o conhecimento das diferentes ferramentas para sua abordagem torna-se fundamental.Palavras-chave: Gênero; Educação; Representações; Imaginário Popular; Cultura
Downloads
Não há dados estatísticos.