Instrumentos Teórico-Metodológicos na abordagem das relações entre homens e mulheres na educação de jovens e adultos e suas possíveis relações com o processo educativo

Autores

  • Andréia da Silva PEREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2004.v4n3.115

Palavras-chave:

gênero, educação, representações, imaginário popular, cultura

Resumo

Reflexões sobre a condição feminina têm tido espaços consideráveis em diversos trabalhos acadêmicos, que buscam de diferentes maneiras abarcar a complexidade do tema, que fica ainda maior quando a questão do feminino se revela dentro de uma perspectiva educacional e mais, dentro da Educação de jovens e adultos. É justamente esta questão que este artigo pretende abordar, buscando nas diferentes concepções acerca do feminino a abordagem teórico- metodológica mais adequada ao estudo das relações entre homens e mulheres, bem como a melhor maneira de compreender as suas relações com o processo educativo, que muitas vezes reflete representações e valores dos alunos, o que inclui a questão do feminino e masculino. Tal abordagem permite uma proposta que se pauta na relação entre homens e mulheres como meio rico de análise e, para tanto, o conhecimento das diferentes ferramentas para sua abordagem torna-se fundamental.

Palavras-chave: Gênero; Educação; Representações; Imaginário Popular; Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-11-27

Edição

Seção

Artigos