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Foco e Escopo

São inúmeros os estudos que analisam o impacto cultural dos atuais meios de comunicação. Embora partam das mais diversas perspectivas – do elogio quase ingênuo até a crítica radical -, os estudiosos do tema, porém, são unânimes quando se trata de apontar um aspecto benéfico dos meios de comunicação de massa, possível apenas na era da Internet, qual seja, a maior facilidade de acesso à informação de todo tipo. É apenas graças à existência dessa extraordinária rede mundial de informações que nos constituímos enquanto um instrumento de divulgação de idéias geradas, dinamicamente, no diálogo interdisciplinar sobre a natureza dos processos mentais e sua possível simulação em artefatos mecânicos. É neste contexto que, com o objetivo de reunir em uma coletânea os trabalhos dos pesquisadores, do Brasil e do exterior, a respeito da relação que se estabelece entre informação e conhecimento no processo de aprendizagem, que surgiu a idéia da criação de uma revista eletrônica, internacional. Nasceu, assim, a Revista Eletrônica Informação e Cognição enquanto veículo para a pesquisa científica e filosófica voltada à Teoria da Informação, à Filosofia da Mente, à Ciência Cognitiva e à Ciência da Informação. Cada edição da Revista Eletrônica Informação e Cognição se propõe reunir textos, por afinidade temática, destinados às seções de artigos, comunicações e recensões visando a divulgar e a promover perspectivas críticas fundamentadas em áreas interdisciplinares. Resultante de um significativo esforço coletivo, modelo exemplar de auto-organização, esta Revista abre mais um espaço ao debate sobre a natureza da informação e de seu papel cognitivo no comportamento inteligente. Este terceiro volume, incompleto, reúne, certamente, erros e imperfeições de vários tipos. Esperamos que eles possam nos auxiliar no aperfeiçoamento e enriquecimento dos números vindouros. 

 

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