A “CEIA DO SENHOR” E AS DIMENSÕES DO SAGRADO NO PENTECOSTALISMO: UMA ETNOGRAFIA DA IGREJA PENTECOSTAL ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ, FORTALEZA, CEARÁ.

  • Eliakim Lucena de ANDRADE

Resumo

Este trabalho descreve e analisa o rito de Santa Ceia praticado entre um grupo específico de evangélicos pentecostais e, assim, compreende os significados dos que dele participam. Para tanto, duas perspectivas orientam esta pesquisa: a primeira relaciona-se ao campo de experiência do pesquisador, como ex-fiel do protestantismo pentecostal, ou seja, trazendo à memória o ritual mais significante aos adeptos dessa crença; a segunda é a etnografia. Tendo como base um aporte teórico das ciências sociais e um trabalho de campo etnográfico, o pesquisador mergulha em um universo particular e ao mesmo tempo familiar, a Assembleia de Deus Canaã do Conjunto Prefeito José Walter, localizada na periferia de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliakim Lucena de ANDRADE

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado
2015-08-18
Seção
Artigos/Articles