Aprendizado e Serviço (ApS): uma alternativa para a educação para a cidadania

Autores

  • Beatriz García Dávila Universidad Simón Rodríguez y Fe y Alegría
  • Vicente Palop Esteban Universidad de Valencia

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2019.v20n2.05.p79

Palavras-chave:

ciudadanía, educación en valores, aprendizaje y servicio, participación, centro educativo

Resumo

Este artigo tem como objetivo contextualizar o conceito de Aprendizado e Serviço, no âmbito das estratégias de treinamento que ele reúne, como capacitação para cidadania e mudança social. Pretende-se, não apenas a descrição metodológica, mas também refletir sobre esse tipo de capacidades e como elas podem ser construídas, do ponto de vista deontológico, em uma educação formal ou não formal. Para isso, o texto começa com o contexto macro da educação em valores e para a cidadania, coloca nesse contexto o Aprendizado e o Serviço analisando sua contribuição para essa educação, focando progressivamente a discussão em um caso prático, convenientemente refletido.

Submetido em: 19/09/2019
Aceito em: 30/10/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz García Dávila, Universidad Simón Rodríguez y Fe y Alegría

Coordinadora del Centro de Formación e Investigación de Fe y Alegría Ecuador. Investigadora docente del Centro de Formación e Investigación de Fe y Alegría Venezuela. Facilitadora del Programa de Profesionalización de Docentes en Ejercicio del Convenio Universidad Simón Rodríguez y Fe y Alegría, Venezuela. Quito, Pichincha, Ecuador.

Vicente Palop Esteban, Universidad de Valencia

Educador popular especializado en enseñanzas técnicas y sociales. Profesor colaborador en la Universitat de Valencia y en las Escuelas de San José de Valencia (España). Investigador externo del Instituto Interuniversitario de Desarrollo Local de la Universitat de Valencia. València, València, Espanha. E

Downloads

Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Artigos