Vertentes educativa e inclusiva na seara da alimentação escolar

Palavras-chave: Legislção. Alimentação. Educação. Ensino

Resumo

Destaca as vertentes educativa e inclusiva no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Plano de Ac?a?o da Cimeira Mundial da Alimentac?a?o, das Nações Unidas, Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no Brasil. A análise tem suporte na pesquisa descritiva e em incursões histórico-dialéticas, salientando as dinâmicas e enlaces dos retrocitados documentos. Conclui, realçando convergências na formação de hábitos alimentares saudáveis, inclusão alimentícia local e regional, fortalecimento de comunidades da Agricultura Familiar, povos e comunidades indígenas, quilombolas, entre outros. Ressalta, por último, o fato de a sintonia dos documentos nacionais e internacionais não elidir a instabilidade da segurança alimentar e nutricional brasileira, após sucessivas interrupções à atuação do Conselho de Segurança Alimentar, no Brasil (CONSEA).

Encaminhado em: 12/02/2020
Aceito em: 22/05/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenilce Gomes de OLIVEIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Programa Nacional de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFCE, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Antonia de Abreu SOUSA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Programa Nacional de pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisca das Chagas Silva LIMA, Universidade Federal do Maranhão

Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. São Luís, Maranhão, Brasil.

Publicado
2020-07-28
Seção
Artigos