Agronegócio e Agrotóxico: uma parceria para o (in) sucesso da produção de alimentos

Autores

  • Raimunda Áurea Dias de SOUSA Universidade de Peranmbuco - Campus Petrolina https://orcid.org/0000-0002-4646-4500
  • Luciano Alves PEREIRA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2019.v20n1.03.p27

Palavras-chave:

Agronegócio, agrotóxico, produção de alimentos, commodities, transgênicos

Resumo

O pacote tecnológico de modernização na agricultura brasileira acompanhou o discurso global de combate à fome, especialmente, nos países subdesenvolvidos como o Brasil. Essa política se consolida, todavia, com a transformação dos produtos em commodities com o intuito de exportar para Europa e Estados Unidos e assim, obter maiores rendimentos. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo, analisar o agronegócio e os agrotóxicos no campo, como parceiros inseparáveis na busca pelo (in)sucesso da produção de alimentos indispensáveis à existência do ser humano. A percepção do (in)sucesso encontra-se na consolidação do agronegócio que tem promovido a concentração de terras, utilização excessiva de agrotóxicos, produção de sementes transgênicas, imposição de  pacotes tecnológicos à agricultura familiar, retirando dela a soberania alimentar.

Submetido em: 25/06/2019
Aceito em: 30/06/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Áurea Dias de SOUSA, Universidade de Peranmbuco - Campus Petrolina

Professora Ajunta da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Luciano Alves PEREIRA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)