ESTADO DE EXCEÇÃO

Autores

  • Giorgio AGAMBEN (autor)
  • Tereza Cristina Albieri BARALDI

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2011.v12n1.779

Resumo

Na obra Estado de exceção Giorgio Agamben mostra que os tempos atuais não são de normalidade porque há uma consolidação de um novo paradigma de governo, que é o do estado de exceção. Ele analisa essa mudança de paradigma contextualizando os governos historicamente, partindo do Senado Romano, passando pela Revolução Francesa, pelas duas grandes guerras mundiais, chegando aos acontecimentos de 11 de setembro de 2006, para explicar como se instalaram os estados de exceção nas Repúblicas e Estados Constitucionais. Para tanto, utiliza-se das concepções de estado de exceção de Carl Smith e Walter Benjamin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giorgio AGAMBEN (autor)

Giorgio Agamben é italiano, nascido em Roma, no ano 1942. É formado em Direito, com uma tese sobre o pensamento político de Simone Weil. É responsável pela edição italiana das obras completas de Walter Benjamim. Foi professor da Università di Verona e da New York University. Atualmente leciona Estética na Facoltà di Designin e Arti della IUAV (Veneza). A produção intelectual de Giorgio Agamben está centrada nas relações entre fi losofi a, literatura, poesia e, fundamentalmente, política. As principais obras de Agamben são: Bartleby, la formula della creazione (1993), Homo sacer (1995), O Estado de exceção (2004), Profanações (2007) e O que resta de Auschwitz (2008).

Tereza Cristina Albieri BARALDI

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Univ. Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Marília, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Resenha/Review