PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO PARLAMENTO BRASILEIRO E PARAIBANO

Autores

  • Gloria Freire RABAY
  • Maria Eulina Pessoa CARVALHO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2011.v12n1.776

Palavras-chave:

História das mulheres. Participação política. Cidadania feminina. Eleições

Resumo

Este trabalho traça o panorama geral da participação das mulheres na vida pública e partidária brasileira, buscando resgatar parte da história da luta das mulheres, no Brasil e na Paraíba, pela conquista de sua cidadania, com ênfase na participação política. Os dados e documentos que registram essa participação foram levantados junto aos sítios eletrônicos do Tribunal Eleitoral da Paraíba, do Tribunal Superior Eleitoral, da Assembléia Legislativa da Paraíba, da Câmara Municipal de João Pessoa, do Projeto Mulher & Democracia e do Centro Feminista de Estudos e Assessoria – Cfêmea. Desde o sufragismo, no fi m do século XIX e início do século XX, um feminismo bem comportado que não questionava o poder patriarcal, mas conquistou o direito ao voto e deu os primeiros passos rumo à democracia, registramos os avanços da mulher brasileira e paraibana no âmbito do parlamento federal e estadual, até as eleições de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gloria Freire RABAY

Professora do Departamento de Comunicação e Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutora em Ciências Sociais, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Maria Eulina Pessoa CARVALHO

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, nível de mestrado e doutorado e docente do Centro de Educação, Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Democracia, Direitos Humanos e Gênero