DEMOCRACIA DIGITAL E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

  • Antonio João de Oliveira Vianna Junior UFF http://orcid.org/0000-0001-9492-5693
  • Júlio César Andrade de Abreu Professor Adjunto UFF
  • Weslei Jardim Batista

Resumo

Este artigo tem como objetivo construir o arcabouço teórico acerca da temática de participação cidadã, democracia digital ou eletrônica e ciberdemocracia. Levando em consideração que, segundo Head (2008), o processo formal de representação da democracia institucionalizada, na qual a  sociedade é representada através de seus candidatos eleitos, já não é considerado suficiente em termos de participação popular aponta-se para uma necessidade natural de ampliação das formas de participação popular. Para atender o objetivo foi realizada uma análise bibliométrica sobre o que os pesquisadores da Área de Administração apontam acerca da temática supracitada no Brasil. A análise foi realizada através do levantamento dos artigos publicados nos eventos vinculados à ANPAD e nas bases de dados Spell e Scielo. O intervalo de tempo considerado para a realização da pesquisa foi do ano de 1997, ano base de início da base de dados ANPAD, até 2017. Como resultado, constatou-se uma pouca expressão nacional na quantidade artigos publicados , no entanto verifica-se um recente crescimento do interesse nas publicações da área estudada  enfatizando seu potencial de exploração científica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio João de Oliveira Vianna Junior, UFF

Possui graduação em Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2009), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e é mestrando em Administração na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Oficial Instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras. Tem experiência na área de Administração Pública, Licitações, Contratos e Finanças Públicas. Atualmente, pesquisa os seguintes temas: Democracia Participativa, Participação Cidadã, Governo Eletrônico, Compras públicas e Corrupção.

Júlio César Andrade de Abreu, Professor Adjunto UFF

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Mestre em Administração (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade de Coimbra, Portugal. Bacharel em Administração pela Faculdade Dom Bosco (AEDB). Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa (UFMG) e em Administração de Sistemas de Informação (UFLA). Tem experiênica docente no UBM – Centro Universitário de Barra Mansa (RJ) e do Centro Universitário Jorge Amado (BA). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) Pólo Universitário de Volta Redonda.

 

Weslei Jardim Batista
Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF/PUVR). Especialista em Gestão pela Escola de Instrução Especializada (EsIE) / Fundação Trompowsky e pós-graduado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).Possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde exerce atualmente a função de professor da cadeira de Administração. É professor dos Cursos de Bacharelado em Administração e Tecnólogo em Logística da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).Têm experiência e cursos na área de gerenciamento de projetos, gestão estratégica de pessoas e planos de carreira, recursos humanos, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico, gestão do conhecimento, análise e melhoria de processos, modelo de excelência em gestão, ética no serviço público, gestão da qualidade e excelência no atendimento.
Publicado
2018-12-17
Seção
Artigos