O Desenvolvimento Profissional de Professores em Escola Pública: uma Pesquisa Colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2018.v19n1.05.p61

Resumo

O presente trabalho se refere a uma Pesquisa Colaborativa realizada com o foco no desenvolvimento profissional dos professores de Ensino Fundamental II e Médio de uma escola pública, da Região Metropolitana de São Paulo. Buscou-se a realização de pesquisa com os profissionais no contexto escolar, tomando o cuidado de não se sobrepor a eles e, assim, possibilitar a transformação da prática docente em um trabalho de equipe integrado com a comunidade escolar. A partir da percepção de questões de ensino-aprendizagem, pode haver a reflexão crítica sobre a própria prática, no sentido de que o professor se aproprie do saber como um “professor-pesquisador”. Por meio de uma possível colaboração para o desenvolvimento profissional dos professores, buscou-se ampliar as oportunidades de diálogo e a construção do conhecimento com visão interdisciplinar, na perspectiva da criação de projetos pedagógicos relacionados ao contexto histórico e cultural da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulcineia Boscolo, Universidade de São Paulo

Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.
Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo.    
Professora Adjunta da Universidade Paulista - UNIP, nos cursos de Pedagogia e Psicologia.

Lisenne Navarro, Universidade Paulista

Doutora em Educação pela UNICAMP

Coordenadora do curso de Pedagogia na Universidade Paulista

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos