Evolução da produção científica em Economia Solidária: o cenário brasileiro

Autores

  • Carolina Valente Santos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2018.v19n1.07.p97

Palavras-chave:

economia solidária, produção científica, SciELO

Resumo

A Economia Solidária constitui-se no Brasil como alternativa à dinâmica socialmente excludente do sistema capitalista, por meio do exercício de valores como autogestão, cooperação e solidariedade. A produção de conhecimento científico nas universidades brasileiras nesta temática, a qual ainda é relativamente recente no país, pode ser considerada importante ferramenta para promover desenvolvimento de novos avanços nacionais, regionais e também locais nesse campo de conhecimento. O objetivo do presente trabalho é caracterizar e compreender o cenário em que se encontra a temática de economia solidária no âmbito de produção de artigos científicos no Brasil, como também suas lacunas e tendências para o conhecimento. Assim, foram buscados artigos publicados e disponibilizados no Portal SciELO (Scientific Eletronic Library Online), no período entre 2001 e 2014, e os dados coletados foram organizados de acordo com subtemas em economia solidária abordados, ano de publicação e revistas de publicação, além de outras informações bibliométricas. São disponibilizados neste portal 90 artigos produzidos no Brasil no período estudado, e os resultados indicam que o subtema mais frequente dentre os abordados pelas pesquisas é “Cooperativismo e Relações de Trabalho”, com 37,8% das publicações totais, enquanto a revista com maior número de publicações no período considerado é “Sociedade e Estado”, com 14,4% do total de publicações. Mesmo que seja possível notar um aumento no número de publicações ao longo dos anos do período estudado, ainda existem inúmeras lacunas na produção de conhecimento científico relacionadas à subtemas em economia solidária, como tecnologias sociais e empresas autogestionárias recuperadas.

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Biografia do Autor

Carolina Valente Santos, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS)

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos