A TEMÁTICA DO GÊNERO NAS DISCIPLINAS DE CURRÍCULO DE CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA INCÔMODA AUSÊNCIA E UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Autores

  • Márden de Pádua RIBEIRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2016.v17n2.04.p45

Palavras-chave:

currículo, gênero, pedagogia

Resumo

O presente trabalho analisa como se situa a temática de gênero especificamente nas disciplinas de Currículo dos Cursos de Pedagogia em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para tal, a pesquisa analisa os dados coletados nos planos de ensino das disciplinas e nas entrevistas com os(as) respectivos(as) docentes. Defende-se a inclusão do gênero nas disciplinas de Currículo da Pedagogia, a fim de promover uma concepção de formação de professores(as) comprometida com a diversidade cultural, e dar voz aos silenciados históricos do currículo. A metodologia utilizada se trata de uma pesquisa qualitativa que utilizou de análise documental e entrevistas semi-estruturadas para coleta dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márden de Pádua RIBEIRO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos