PROGRAMA PROGESTÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Eulália Araújo CALIXTO
  • Graziela Zambão Abdian MAIA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.61

Palavras-chave:

programa progestão, formação continuada de diretores, gestão

Resumo

O estudo investiga a percepção dos diretores das escolas estaduais da cidade de Marília/SP a respeito do desenvolvimento do Programa Progestão do governo do Estado de São Paulo. Pretendeu-se diagnosticar, sob o ponto de vista de seus atores principais, os possíveis desdobramentos para suas práticas e formação e verificar se o Programa contribuiu com o desenvolvimento de uma gestão democrática nas escolas. A investigação desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa e privilegiou como procedimentos metodológicos o levantamento, junto à Diretoria de ensino de Marília, de todas as escolas pertencentes ao Programa, a análise dos seus documentos, entrevistas semi-estruturadas com o supervisor de ensino e com os diretores das escolas estaduais das séries iniciais do ensino fundamental. Observou-se, na percepção dos diretores, dificuldade de relação estreita entre os conteúdos do Programa Progestão e as práticas do cotidiano escolar e também de desenvolvimento de uma gestão democrática, uma vez que a legislação e as inúmeras exigências acabam barrando algumas ações. Além disso, identificouse a falta de autonomia, sobretudo, financeira que a escola apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eulália Araújo CALIXTO

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, Unesp. Marília. São Paulo. Brasil. Pesquisa desenvolvida com apoio FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Graziela Zambão Abdian MAIA

Professora Assistente Doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, Unesp. Marília. São Paulo. Brasil.

Downloads

Publicado

2010-01-08

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação