FAMÍLIA E ESCOLA: ELEMENTOS PARA UMA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Marília Faria de MIRANDA
  • Sandra Regina Mantovani LEITE
  • Emanuely Fernanda MARQUES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2010.v11n1.470

Palavras-chave:

Escola, família, participação, instâncias colegiadas.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar e discutir a atuação do Pedagogo no espaço escolar, tendo como foco principal a participação da família através das instâncias colegiadas que existem na instituição escolar. Para tanto, propomos uma reflexão sobre alguns conceitos, são eles a participação, a idéia de família e os elementos de participação democrática que precisam ser coordenados pelo Pedagogo: Conselho de Classe, Conselho Escolar, Reunião de Pais e a Escola de Pais. Nesse sentido, pretende-se demonstrar a importância do pedagogo na Instituição Escolar, como liderança e como mediador dos processos de gestão democrática, possibilitando um trabalho pedagógico coletivo, favorecendo a participação de todos os membros da comunidade educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Faria de MIRANDA

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Sandra Regina Mantovani LEITE

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Emanuely Fernanda MARQUES

Graduada do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-04

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação