O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS DE UMA ORGANIZAÇÃO POLITÉCNICA ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO

Autores

  • Rosane Michelli de CASTRO
  • Silvia Regina Barboza GARROSSINO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2010.v11n1.469

Palavras-chave:

Educação, ensino médio, politecnia, trabalho.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma breve análise e interpretação da trajetória do ensino médio no Brasil, de onde emerge a idéia da relação entre educação e trabalho, entre teoria e prática, e sua organização nos moldes do ensino politécnico, este último que havia orientado a proposta preliminar para o ensino médio apresentada por Dermeval Saviani, em 1988. Nesse sentido, foram abordadas questões sobre educação e trabalho. Finalmente, foram feitas breves considerações sobre o tema no contexto educacional “para além do capital”.

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Biografia do Autor

Rosane Michelli de CASTRO

Professora Assistente Doutora da Univ Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Didática, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil.

Silvia Regina Barboza GARROSSINO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Univ Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-02-04

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação