Pedagogia da alternância: possibilidades socioeducativas para os agricultores familiares do território do Médio Alto Uruguai

Autores

  • Luci Mary Duso PACHECO
  • Vanessa DAL CANTON

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4645

Palavras-chave:

pedagogia da alternância, Casa Familiar Rural, território do Médio Alto Uruguai.

Resumo

O estudo em voga pretende discutir as possibilidades socioeducativas da proposta pedagógica da alternância, a partir de uma análise das dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai. A metodologia do trabalho baseou-se em estudos bibliográficos, entrevistas com os sujeitos atores da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen e visitas aos municípios do Território. O Território é constituído por municípios de características comuns apresentando similaridades em suas dificuldades na agricultura familiar. A pedagogia da alternância, metodologia trabalhada nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) compreende momentos na família/propriedade e momentos na escola articulando teoria e prática de maneira constante na perspectiva de formar o jovem integralmente e consolidar o desenvolvimento do meio em que reside e produz. Nesse sentido, a pedagogia da alternância contribui de forma significativa para o enfrentamento das dificuldades pelos agricultores familiares do Território, possibilitando o desenvolvimento desse espaço de maneira a garantir a renda, a qualidade de vida e a sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Luci Mary Duso PACHECO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Vanessa DAL CANTON

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2015-01-28

Edição

Seção

Artigos