DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA SOB UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO: UM NOVO DESAFIO

Autores

  • Tânia Suely Antonelli Marcelino BRABO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n1.421

Palavras-chave:

Gestão democrática, supervisão de ensino, gênero e educação, participação na escola.

Resumo

A gestão democrática da educação constitui-se num princípio da Constituição da República Federativa do Brasil, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da legislação educacional do Estado de São Paulo. Contudo, apesar de a democracia e a formação para a cidadania constarem das políticas educacionais, sua efetivação ainda é um ideal a ser alcançado. Sendo a escola pública o local onde se dá a socialização formal de meninos e meninas, e um local de trabalho onde há a presença quase que maciça de mulheres, há que se refletir se a gestão democrática da educação e as políticas educacionais têm garantido a homens e mulheres brasileiros as mesmas oportunidades de ensino, possibilitando-lhes a plena participação na sociedade. Entendendo a educação no seu sentido amplo de formação para a cidadania, as relações sociais que se instauram no cotidiano escolar entre os atores do processo educativo devem também ser inspiradas naqueles princípios, pois só se aprende a cidadania e a democracia se estas forem vivenciadas. Nesta perspectiva, o texto reflete sobre dois desafios enfrentados pela Supervisão e pela Administração Escolar na modernidade: a democratização das relações entre os atores da Unidade Escolar e a educação que contemple as questões de gênero.

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Biografia do Autor

Tânia Suely Antonelli Marcelino BRABO

Professora Assistente Doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar - Faculdade de Filosofía e Ciências - Unesp - Campus de Marília- SP.

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Publicado

2022-01-19

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação

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