IMBRICAÇÕES: POLÍTICA, MUNDO COMUM E ESTADO

Autores

  • Antonio Mateus de C. SOARES
  • Carmen Silvia B. F. CARVALHO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2007.v8n1/2.385

Palavras-chave:

Política, espaço público, estado

Resumo

O presente artigo providencia uma análise das noções de prática política e espaço público tendo como referência os principais entendimentos da Filosofia Política de Hannah Arendt. O primeiro ponto deste estudo é compreender a política em suas inter-relações conceituais com o mundo comum e com o “direito a ter direito”. No segundo momento discutiremos as definições arendtianas da ação e do discurso destacando como elas são importantes para o estimulo a uma verdadeira prática política dialógica, com ampla participação dos agentes. Esta análise nos permite indicar que práticas políticas dissociadas de uma efetiva participação popular discursiva não são capazes de satisfazerem as necessidades de uma sociedade civil e nem tampouco de um Estado de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mateus de C. SOARES

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo na Escola de Engenharia de São Carlos – USP, São Carlos, São Paulo, Brasil. Bolsista FAPESP. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, cidade e democracia: representações e movimentos sociais.

Carmen Silvia B. F. CARVALHO

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil (como aluna especial). Bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2022-02-04

Edição

Seção

Democracia, Relações de Trabalho e Globalização