A Revista ORG & DEMO foi criada no ano de 2001 e constituída devido à importância da criação de espaços para a disseminação e socialização do conhecimento produzido na universidade e também em outros âmbitos, tais como escolas, organizações sociais e movimentos sociais, empreendimentos de trabalhadores etc., tanto para fazer circular informações e pesquisas no seio da comunidade científica, quanto para informar a sociedade, estabelecendo canais de comunicação.
Seu projeto editorial contempla duas partes: uma seção que abrange artigos científicos e de atualização teórico-metodológica; uma seção para publicação de resenhas.
A Revista ORG & DEMO tem como eixo temático geral o estudo de processos de democratização substantivos relativos, por exemplo, à ampliação da socialização, à organização do poder, aos processos de tomada de decisões, etc. nos vários tipos de organizações sociais. Publica artigos sobre relações de trabalho, trabalho associado, cooperativismo dos trabalhadores, economia solidária, autogestão e organização do trabalho e da educação, educação democrática.
ORG & DEMO é impressa na Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, sob responsabilidade do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia e da Comissão de Publicações da Faculdade.

Fontes de indexação
A revista está indexada nos seguintes bancos de dados:
- Cambridge Scientific Abstracts
- Sociological Abstracts
- CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades
- EDUBASE Unicamp
- Rede DOCPOP/Seade/Celade/Cepal
- Social Services Abstract
- Linguistics and Language Behavior Abstract
- Bases Internacionais PAIS
- Redalyc – Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe,  España y Portugal
- Latindex (Directorio)
- SocINDEX with Full Text - EBSCO.