Lembranças revolucionárias de 1959: Revolução Cubana

Palavras-chave: Cuba; Martí, Mella

Resumo

O segundo número de 2019 da Revista Novos Rumos (n.56, volume 2) faz referência à Revolução Cubana, sem dúvida a mais importante data revolucionária socialista da história da América Latina. 

A homenagem desta edição especial aos 60 anos da Revolução Cubana, com textos na Seção ClássicosDocumentos e os três textos da Seção Artigos, foi proposta e organizada por Paulo Douglas Barsotti (IAP-SP), Angélica Lovatto (Unesp) e Luiz Bernardo Pericás (USP). Portanto, na Seção I: Clássicos–Documentos apresentamos o artigo de 1926 de Julio Antonio Mella, “Glosas ao pensamento de José Martí: um livro que precisa ser escrito”. E na Seção Artigos, os três textos que têm como tema a revolucionária Cuba são mais dois artigos de Mella, de 1925 e 1927, respectivamente, a saber: “Imperialismo, tirania, soviete” e “A provocação imperialista aos sovietes”. E o longo e importantíssimo artigo de Isabel Monal, professora de filosofia da Universidade de La Habana e editora da Revista Marx Ahora, hoje com 88 anos e que vivenciou o processo revolucionário cubano desde sua juventude, “José Martí: do liberalismo ao democratismo anti-imperialista”.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Lovatto, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Doutora em Ciências Sociais (PUC-SP). Atualmente desenvolve estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). É professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp-Marília e do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, onde coordena o Grupo de Pesquisa CNPq Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano. Integra a Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas (Arquivo Nacional-RJ). É pesquisadora da Comissão da Verdade da Adunesp (Associação dos Docentes da Unesp). No IAP - Instituto Astrojildo Pereira, é Diretora do ASMOB - Archivio Storico del Movimento Operaio Brasiliano. É Editora-Assistente da Revista Novos Rumos (IAP e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais UNESP-Marília). É professora do Programa de Mestrado Profissional ProfSocio Unesp. Na área de Teoria Política, atua na linha de Pensamento Brasileiro, Na área de Relações Internacionais, atua na linha de Pensamento Latino-Americano.

Publicado
2019-12-21
Seção
Apresentação deste número