Trabalho, educação e a produção e reprodução social da condição humana em Marx

Autores

  • Caio Antunes Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.36311/0102-5864.2016.v53n1.05.p54

Palavras-chave:

Trabalho. Educação. Karl Marx.

Resumo

O modo como Marx tratou a educação tem sido objeto de instigantes estudos, no interior das mais variadas vertentes teóricas marxistas e em diferentes campos do conhecimento. Com efeito, o autor não se ocupou, ao longo de sua produção, de uma formulação exclusivamente educacional, nem mesmo pedagógica, muito embora a educação ocupe lugar de destacada importância no conjunto de sua obra. O presente texto busca analisar o sentido amplo da concepção de educação desenvolvida por Karl Marx. No interior da obra marxiana, pretende-se indicar as profundas e intricadas relações que se estabelecem entre educação e trabalho, tanto do ponto de vista das relações estruturais que unem estas duas categorias, quanto do ponto de vista das formas como o trabalho se organiza e realiza historicamente e suas interferências no processo de humanização dos seres humanos.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Antunes, C. (2016). Trabalho, educação e a produção e reprodução social da condição humana em Marx. Revista Novos Rumos, 53(1), 54–70. https://doi.org/10.36311/0102-5864.2016.v53n1.05.p54

Edição

Seção

Artigos