A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO APLICADA AO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO ESCOLAR

Autores

  • Tatiane PEREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2019.v23n0.p68-94

Palavras-chave:

Psicologia Educacional, policiamento escolar, cidadania, transversalidade.

Resumo

Resumo: Na educação moderna, o professor não é o único “maestro”! Diversos são os atores sociais imbuídos nesta causa, dentre eles, o agente de segurança pública que atua no Policiamento Comunitário Escolar (PCE). Contudo, compor um ambiente com tantas especificidades implica aquisição e aplicação de conhecimento especializado e, tal conhecimento, além das diretrizes para o policiamento e de outros saberes, direciona-se, essencialmente, à Psicologia da Educação. Destarte, esta pesquisa objetiva propor um enfoque interorganizacional quanto à importância da aplicação da Psicologia Educacional no policiamento escolar, a fim de que o operador possa oferecer à sociedade, principalmente, àquele jovem que se encontra em fase de desenvolvimento, um atendimento humanitário, fundamentado, democrático e digno de uma perspectiva de “preparação para a vida”.

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Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Educação, Juventude e Prevenção