VIOLÊNCIA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE APUCARANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA.

Douglas Pereira SILVA

Resumo


Resumo: A questão norteadora do trabalho foi procurar compreender qual o papel da polícia no ambiente escolar, dentro da filosofia do policiamento comunitário. A hipótese fundamental alicerçou-se no fato que os eventos que ocorrem no ambiente escolar, principalmente na relação entre pessoas (professor-aluno, aluno-aluno, aluno-funcionário, etc.) são aqueles classificados pelos pesquisadores como microviolências ou incivilidades.  Nesse aspecto, os eventos, vítimas e autores das principais ocorrências escolares foram identificados. Em seguida, foram selecionadas determinadas ocorrências policiais, como a lesão corporal, desacato, ameaça, vias de fato, injúria e, com o auxílio da teoria das ciências sociais, procurou-se identificar se o evento era da competência da polícia ou se poderia ser resolvido por outras formas. Com os resultados obtidos, procurou-se identificar um conjunto de recomendações necessárias à atuação da patrulha escolar comunitária.

 

Palavras-Chave: Violência escolar; Município de Apucarana; Patrulha escolar comunitária; Funções.

 

Summary: The guiding question of the work was to understand the role of the police, in the school environment, within the philosophy of community policing. The fundamental hypothesis was based on the fact that the events that occur in the school environment, especially in the relationship between people (teacher-student, student-student, student-employee, etc.) are those classified by researchers as microviolence or incivilities. In this aspect, the events, victims and authors of the main school events were identified. Next, certain police events were selected, such as bodily injury, contempt, threat, confusion, injury and, with the help of social science theory, we tried to identify If the event was within the competence of the police or if it could be resolved in other ways. With the results obtained, we tried to identify a set of recommendations necessary for the community school patrol.

 

Key Words: School violence, City of Apucarana; Community; school patrol; Functions.


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