ESTADO ISLÂMICO E A ESPETACULARIZAÇÃO DO TERRORISMO

Autores

  • Pedro Chapaval PIMENTEL UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências. Revista LEVS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2016.v18n18.6497

Resumo

Resumo: Este artigo analisa o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) pelo Estado Islâmico (EI) como elementos da espetacularização do terrorismo. Parte-se do pressuposto que problemas ocasionados por um governo sem governança no Iraque e na Síria proporcionaram condições ideais para o fortalecimento do EI. Os resultados apontam para dois aspectos relativos a um novo paradigma no uso dos meios de comunicação: o primeiro é a amálgama entre a beligerância e uso das TICs para consolidar a governança do EI, o segundo se refere à existência de uma arena virtual como espaço de confrontos ideológicos e de poder entre grupos terroristas e governos.

 

Palavras-Chave: Comunicação Política; Governança; Terror; Sociedade do Espetáculo.

 

Abstract: This article analyses the use of information and communication technologies (ICT) by the Islamic State (IE) as features of the spectacularisation of the terrorism. It is assumed that problems resulting from a government without governance in Iraq and Syria provided optimum conditions for IE’s strengthening. The results indicate two aspects of a new paradigm for the use of media; the first is an amalgam between belligerency and the use of ICT to consolidate IE governance, the second refers to the use of a virtual arena as a setting for ideological and power struggles between terrorist groups and nation-States.

 

Keywords: Political Communication; Governance; Terror; Society of the Spectacle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Chapaval PIMENTEL, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências. Revista LEVS

Doutora em Geografia (ênfase na Geografia do Crime). Docente do Curso de Pós Graduação em Ciências Sociais da FFC/Unesp.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Crime, Estatística e Tecnologia