A REVOLUÇÃO DA ROBÓTICA UTILIZANDO LIXO ELETRÔNICO NO ENSINO BÁSICO: FORMAÇÃO AMPLIADA E MENOR VULNERABILIDADE DE JOVENS À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Carolina Cajazeira de Melo e SILVA
  • Josualdo Junior Dias da SILVA
  • Eduardo Manuel de Freitas JORGE
  • Débora Abdalla SANTOS
  • Hugo SABA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2016.v0n17.5973

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta a aplicação da robótica educacional livre no ambiente das escolas públicas utilizando lixo eletrônico ao invés de soluções comerciais para a construção dos robôs. Para demonstrar o percurso metodológico, foi realizado um experimento utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos (PBL - Problem ou Project Based Learning) com estudantes da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) do município de Alagoinhas. Como resultado, observou-se que a robótica na escola é uma atividade capaz de manter os jovens afastados das ruas e de lhes proporcionar uma formação ampliada multidisciplinar, reduzindo a sua vulnerabilidade por estar afastado das ruas e com outros objetivos. Dessa forma, o tempo livre do aluno é empregado em uma atividade educacional profissionalizante e inclusiva.

Palavras-chave: Robótica Educacional Livre, Vulnerabilidade, Formação Multidisciplinar, Aprendizagem Baseada em Problemas.

Abstract: This paper shows the application of an open source educational robotics in the public school environment. The project’s principle was to use electronic waste, instead of using commercial solutions for the construction of the robot. Demonstrated by the methodology path, an experiment was done to use PBL - Problem or Project Based Learning with Vocational Studant integrated with the high school of Alagoinhas municipality. As a result, it was observed that robotics in school is an activity that is able to keep young people off the streets and provides an expanded  multidisciplinary education.  Therefore, enabling them to be less vulnerable to the streets and to have them more involved in other activities. This way, student’s free time is used for not only vocational educational activities but also activities that are more inclusive involving other students.

Keywords: Open Source Educational Robotics, Vulnerable, Multidisciplinary Education, Project Based Learning

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Cajazeira de Melo e SILVA

esp.

Downloads

Publicado

2016-05-14

Edição

Seção

Educação, Juventude e Prevenção