MÍDIA, VIOLÊNCIA E VALORES HUMANOS: PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB O OLHAR DE CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Maria de Nazaré dos Remédios SODRÉ Revista LEVS
  • Neriane Nascimento da HORA
  • Rafaela Cordeiro GAMA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2015.v15n0.5050

Resumo

Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre as formas de manifestações da violência existente nas páginas iniciais do Jornal Amazônia, com um olhar crítico construtivo, sustentado por diferentes correntes teóricas, visando contribuir para a formação de valores no desenvolvimento da cidadania. Foram realizadas 08 (oito) oficinas e a opção pela análise de conteúdo consistiu no fato de que esta metodologia se sustenta pela busca descritiva, analítica e interpretativa do sentido atribuído às mensagens verbais ou simbólicas. Os resultados mostram condutas como autonomia, transformação pessoal e social, articulação universidade escola e valorização da vida.

 

Palavras-chave: Violência. Mídia. Valores. Educação.

 

Abstract: This article presents a reflection about the forms of manifestations of violence existing in the opening pages of the Amazon Newspaper, with a constructive critical approach, supported by different theoretical perspectives, to contribute to the formation of values in the development of citizenship. Eight workshops were performed and the choice of content analysis consisted in the fact that this methodology is sustained by descriptive search, analytical and interpretive sense attributed to verbal or symbolic messages. The results show behaviors such as autonomy, personal and social transformation, integration university school and valuing life.

 

Keywords: Violence. Media. Values. Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-30

Edição

Seção

Violência e Minorias Sociais