“NÃO ME OLHE COMO SE A POLÍCIA ANDASSE ATRÁS DE MIM”: UMA REFLEXÃO SOBRE A HOMOFOBIA E A ESCOLA

Autores

  • Maria da Conceição Carvalho DANTAS Revista LEVS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2014.v14n14.4214

Resumo

Resumo: O texto apresenta uma breve reflexão sobre a homofobia, a partir de dados divulgados em pesquisas que revelam a triste realidade da violência no Brasil, e nas escolas, que apresentam um alto índice de rejeição contra alunos e alunas não heterossexuais. Isso indica a necessidade da escola rever os seus currículos, que assumem o caráter performativo por naturalizar as identidades hegemônicas heterossexuais em detrimentos de outras, não heterossexuais, que não são “nomeadas” nas suas representações, nos matérias didáticos. Assim, a educação tem que estar a serviço de todos e todas, garantido a possibilidade de se construir uma sociedade melhor, em que a base filosófica curricular seja pautada na diferença e a igualdade seja a base para a conquista de direitos e exercício dos princípios fundamentais para a cidadania. 

Palavras-chave: Homofobia, Performativo Curricular, Escola.

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Publicado

2014-12-03

Edição

Seção

Violência e Minorias Sociais