ATOS AGRESSIVOS E VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de pesquisas do período 2000 a 2011

Autores

  • Flaviana OLIVEIRA-DE-CARVALHO Revista LEVS
  • Ana Maria Monte Coelho FROTA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2013.v0n12.3481

Resumo

Resumo: Na maioria das pesquisas sobre agressões e violências em instituições educacionais, são os jovens - agressores ou vítimas – que atraem a maioria dos olhares (ABRAMOVAY, 2005; CHARLOT, 2002, 2005; SPOSITO, 2001). Neste trabalho, investigamos a produção nacional do período de 2000-2011, realizada na área de Educação Infantil, tentando captar pesquisas que focaram na expressão de atos agressivos, detendo-se na prática de agressão de docentes contra as crianças. Procedemos a um levantamento bibliográfico usando o mecanismo de busca das palavras-chave “relação professor/aluno”, “interação”, “violência”, “agressão”, “afetividade” e “afeto”, nos sites da ANPEd, da SBPC e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Dos 676 trabalhos encontrados na área apenas 01 trata especificamente de violência e atos agressivos praticados por professores.
Palavras - chave: Educação Infantil. Violência. Agressão. Relação professor/ aluno. Afetividade. Afeto.

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Seção

Violência e Minorias Sociais