O PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO: VOZES DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Autores

  • Liandra Maris GREGORACCI Revista LEVS
  • Elenice Maria Cammarosano ONOFRE

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2013.v0n12.3478

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas compreensões de como os adolescentes em conflito com a lei significam as Medidas de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, em um Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Trata-se de recorte de investigação realizada no curso de Mestrado, que se utilizou da observação, do convívio, de conversas informais e da análise documental, como recursos metodológicos. Participaram da investigação oito adolescentes do sexo masculino, com idade entre doze e dezoito anos. O estudo revelou que cada adolescente tem compreensão própria do significado das aprendizagens que ocorrem no Programa e que os educadores devem criar formas de diálogo que devolvam a voz aos adolescentes, para que signifiquem suas percepções das instituições que executam Medidas Socioeducativas, uma vez que podem ter sido silenciados de diferentes maneiras, mas nesse espaço, podem ressignificar e construir seus projetos de vida.
Palavras–chave: Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Adolescentes em conflito com a lei. Socioeducação. Processos educativos.

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Edição

Seção

Educação, Juventude e Prevenção