O “CORPO NA PONTA DO LÁPIS": IDENTIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA ATRAVÉS DO GRAFISMO

Autores

  • Paulo Afrânio SANT’ANNA
  • Lucirléia Alves Moreira PIERUCCI

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2013.v0n11.3009

Resumo

Resumo: O objetivo desse artigo é promover a discussão sobre a utilização na escola do trabalho linguagem gráfica. Acreditamos que a análise do Grafismo infantil pode ampliar de modo significativo o grau de compreensão do professor sobre os seus alunos, além de ser um recurso didático-pedagógico de especial importância. Nesse sentido, gostaríamos de refletir sobre esse tema a partir de uma breve apresentação sobre o desenvolvimento do desenho na infância, as possibilidades de leitura e interpretação, os indicadores de desenvolvimento e mais especificamente, os indicadores de violência. Destacamos o papel da escola na rede de proteção da criança, na medida em que depois do ambiente familiar, o ambiente escolar é o segundo ambiente em que a criança tem maior contato.Palavras-Chave: Grafismo infantil; violência na infância; educação básica.

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Seção

Educação, Juventude e Prevenção