AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM MATERIAL PARADIDÁTICO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS ACIDENTAIS.

Autores

  • Bruna VILAS BÔAS
  • Sandra Regina GIMENIZ-PASCHOAL

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2012.v0n10.2652

Resumo

Os acidentes infantis constituem grave problema de saúde pública, mas podem ser prevenidos por meio da educação. Os Ministérios da Saúde e da Educação sugerem ações preventivas nas escolas, mas estas são escassas, bem como os materiais a serem utilizados no contexto escolar. O objetivo deste trabalho foi avaliar uma ação educativa sobre prevenção de quedas acidentais. Participaram 17 alunos do quarto ano de uma escola da rede municipal de ensino fundamental. Foram verificados os conhecimentos prévios dos alunos, realizada a leitura do material paradidático e nova verificação de conhecimentos. Os resultados indicaram aumento de respostas corretas em até 40% comparando-se os dados obtidos antes e após a ação. Concluiu-se que a ação educativa favoreceu a ampliação do conhecimento sobre a temática abordada no ambiente educacional.

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Relatos de pesquisas e boas práticas